quarta-feira, 29 de setembro de 2010

FINGER FOOD

Nós, autoras do blog, no dia 1 de outubro de 2010 vamos começar a postar um novo projeto que pretende trazer um pouco de brasilidade aos finger food.
Vamos deixar para publicar esse projeto em nossa data planejada, e hoje, explicar um pouco do conceito de finger food.
Como sugere a palavra, que vem do inglês, é comida para comer com as mãos. A diferença entre os mini salgadinhos e o finger food está em sua elaboração e apresentação.

O finger food tem um conceito mais moderno, onde vários ingredientes são explorados de diversas maneiras, a fim de criar pequenas porções para degustação, com vários sabores.

Até mesmo para quem deseja promover uma reunião mais íntima em casa, preparar um cardápio tendo como alimentação principal o finger food, é sempre sinônimo de preocupação e ao mesmo tempo de requinte.Em um menu de finger food as porções são pequenas de forma que todos os convidados tenham oportunidade de viajar por um mundo de novas e deliciosas sensações. As combinações são sofisticadas e saborosas, atendendo ao paladar de todos os convidados. Nas mãos dos chefs de cozinha, o finger food é um verdadeiro laboratório de sabores. Canapés frios e quentes, espetinhos, minicups, sanduiches, placas, terrines, wraps, tortillas, baby baked, saladinhas e até mesmo as comidas japonesas, como sushis, hoje são considerados finger foods.Recebem as honras em termos de apresentação como um prato que vai à mesa dos grandes restaurantes.


Já existem empresas especializadas em finger foods e atualmente, está cada vez mais requisitada em festas. Neste caso especificamente, o diminutivo é bem vindo, pois apreciar os aperitivos com pequenas colheres, copinhos e pratinhos com certeza será o ponto alto da festa.


Vale a pena experimentar!
Postado por: SABORES E SONS


CAMARÃO COM CREME DE MANGA


Como eu havia prometido estou postando mais uma receita que aprendemos na 3ª Semana de Gastronomia da Costa da Esmeralda.Essa também foi testada e aprovada aqui em casa. Ficou muito boa e uma dica é que o creme de manga acompanha também carne de porco e frango. Eu testei com camarão, claro!


Ingredientes

60 ml de azeite de oliva
4 dentes de alho bem picados
1 cebola em brunoise (cubos bem pequenos)
500 g de camarão médio, limpo, sem casca, branqueado e temperado.
2 mangas grandes picadas (de preferência com menos fibra – manga tomi)
1 ½ xíc de água
2 folhas de louro
1 colher de sopa de gengibre bem picado
¼ de coentro picado (pode ser trocado por cebolinha, salsa ou manjericão)
Sal, pimenta do reino e noz moscada


Modo de preparo

Camarões: Temperar antes – sal, pimenta e azeite. Refogue o alho na metade do azeite. Quando estiver já dourado, junte os camarões e deixe-os até adquirirem um tom rosado. Reserve.

Molho de mangas: Refogue a cebola na outra metade do azeite. Salpique sal pra que ela murche, e quando estiverem já douradas, acrescente as mangas picadas. Dê uma ligeira refogada e acrescente a água. Jogue as folhas de louro, tempere com o sal, pimenta e noz moscada a gosto. Adicione o gengibre picado, tampe a panela, e deixe cozinhar em fogo baixo. (pode acrescentar cravo e canela).

Opções: quando a manga já estiver desmanchando bater este conteúdo no liquidificador (sem as folhas de louro) ou servir o molho com os pedacinhos de manga.
Juntar os camarões refogados no alho ao molho de mangas, dar mais uma fervida, corrigir os temperos, salpicar o coentro por cima e servir com arroz branco.


Postado por: Lilica

terça-feira, 28 de setembro de 2010

CORTES DE LEGUMES

Vou colocar alguns cortes de legumes hoje, outra hora coloco os outros mais existentes...
Quando vai se fazer um prato onde os legumes e verduras vão aparecer deve sempre privar por um corte padrão... isso deixa o prato mais bonito...


CHIFFONNADE
Usado geralmente em folhas tipo alface, espinafre, repolho entre outras. Não tem espessura pré definida, mas geralmente é cortada bem fina.


JULIENNE
"Julienne" é um termo em francês para este tipo de corte, que consiste em fazer finos palitos de vegetais ou frutas. Tem espessura de 1mm a 2mm e largura de 4cm a 5cm.


PAYSANNE
Corte quadrado de 12mm x 12mm e espessura de 1mm.


BRUNOISE
Este é um cubo cortado muito pequeno, feito sob medida em quadrados de 3 mm. A famosa cebola beeeem picadinha.


MACEDOINE
Este é um cubo cortado, com 0.5cm (5mm) , que é maior do que o corte brunoise.

Postado por: Kah



segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PENNE COM CAMARÃO E TOMATE SECO


Essa receita aprendemos na 3ª Semana de Gastronomia da Costa da Esmeralda que participamos no final de julho/10. Aprendemos várias maravilhas, que aos poucos vamos postando. Na minha opinião, a palestra do Chef Alex Atala foi a melhor... Mas hoje vou postar uma receita que aprendemos no Workshop de camarões.


Já fiz 3 das 5 receitas que a professora nos ensinou com camarões. Todas ficaram ótimas, mas hoje vou postar uma...

Eu modifiquei um pouquinho, pois precisei adaptar os ingredientes... Vou passar a receita para 4 pessoas. Quando fiz aqui em casa estávamos em 7 coleguinhas... então tive que dobrar os ingredientes, porém não alterou em nada o sabor... ficou igual ao da professora...

Ingredientes

400 g de penne de sêmola grano duro.

400 g de camarão branco médio selado e temperado com sal, pimenta e raspas de limão. Eu utilizei o camarão 7 barbas selecionado (é um camarão escolhido, grande e limpo) e ficou ótimo.

150 g de tomate seco

50 g de polpa de tomate

4 dentes de alho em brunoise (bem picadinho)

1/2 cebola em brunoise

2 colheres de sopa de orégano fresco

1 xícara de cebolinha verde

1 xícara de manjericão

Pimenta branca, sal e azeite.

Modo de fazer

Cozinhe o penne até ficar al dente.

Enquanto cozinha esquente uma frigideira em fogo alto. Quando estiver quente, coloque aproximadamente 3 colheres sopa azeite, o alho, a cebola e o sal.

Cozinhe por aproximadamente 3 minutos, e, abaixando o fogo, adicione o tomate seco, o orégano, a cebolinha, o manjericão e a polpa de tomate. Cozinhe por mais 5 minutos. Junte o camarão selado e corrija o tempero.

Quando o penne estiver cozido e escorrido adicione o molho e sirva. No prato regar com azeite de hortelã.

Pode substituir o camarão por lula ou peixe.

Dica: o tomate seco pode ser substituido por alho poró, alho fresco, tomate cereja, championg ou cogumelos frescos.

Essa foto que eu postei é do prato da professora no dia do workshop. A foto que eu fiz aqui em casa não ficou muito boa pois era noite e minha máquina não ajuda em fotos noturnas...kkkkk

BOM APETITE...
Postado por: Lilica

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

HACKPETER DO JACK E DA VIVI

A receita do famoso Hackpeter do Jack e da Vivi agora será revelado!


Delicioso e ja aprovado em diversas ocasiões esse hackpeter é uma pedida diferente e super fácil de fazer alem de ter todo o charme na hora da preparação. Da para encantar os amigos com certeza!


Ideal para quem quer fazer algo diferente, para muitas pessoas sem se incomodar demais.

Vou passar a receita para 2 pessoas e fica a critério do gosto e preferência de cada um aumentar as porções de cada ingrediente.


Então vamos lá!


O que vai?
* 250g de carne (patinho bem limpo, sem gordura, moído)
* 4 colheres de sopa de cebola brunoise (beeeem picadinha)
* 3 de sopa de cebolinha picada
* 5 grãos de alcaparras picadas ( cuidado ao colocar mais alcaparras do que 5 ou 6, ela é bem forte e acaba predominando)
* 1 colher de chá de sal
* ½ colher de chá de paprica doce
* ½ colher de chá de paprica picante
* 1 colher de chá de conhaque
* 4 colheres de sopa de azeite de oliva (ele vai dar a liga de todos os temperos a carne, então se precisar colocar mais um pouco para que isso ocorra pode ser colocado junto a preparação)


Botando a mão na massa
Modele as 250g de carne no meio de um prato para facilitar a mistura posterior.

Adicione o sal, a páprica doce e a páprica picante por cima da carne.

No contorno da carne espalhe a cebola picada e a cebolinha.

Finalize o prato regando a carne com o conhaque e regando o prato todo com o azeite de oliva.

Com o auxilio de 2 garfos vá incorporando os temperos a carne
CUIDADO para não ficar amassando com o garfo para que ele não perca a característica de cada ingrediente. A ideia nesta etapa é apenas incorporar, dando assim um sabor a carne.

Acompanhamentos
O hackpeter geralmente acompanha pães de diversos tipos:
Pão de ervas, pão de cereais, pão integral, pão preto, pão de batata, pão doce, pão italiano..... podem usar a imaginação.

Ontem quando fizemos decidi integrar 3 opções diferentes de acompanhamentos




1- maionese de rucula - todos adoraram para comer junto ao pão
2 - azeite de oliva temperado com hortelã - ficou ÓTIMO... quase não teve para todos
3 - manteiga de laranja com tomilho - achei que ficou muito forte com o hackpeter. (mais aconselhável com carnes tipo suina, carneiro e talz.)


Qualquer duvidas podem comentar que eu explico.

Postado por: Kah