quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CAMARÃO COM CREME DE MANGA


Como eu havia prometido estou postando mais uma receita que aprendemos na 3ª Semana de Gastronomia da Costa da Esmeralda.Essa também foi testada e aprovada aqui em casa. Ficou muito boa e uma dica é que o creme de manga acompanha também carne de porco e frango. Eu testei com camarão, claro!


Ingredientes

60 ml de azeite de oliva
4 dentes de alho bem picados
1 cebola em brunoise (cubos bem pequenos)
500 g de camarão médio, limpo, sem casca, branqueado e temperado.
2 mangas grandes picadas (de preferência com menos fibra – manga tomi)
1 ½ xíc de água
2 folhas de louro
1 colher de sopa de gengibre bem picado
¼ de coentro picado (pode ser trocado por cebolinha, salsa ou manjericão)
Sal, pimenta do reino e noz moscada


Modo de preparo

Camarões: Temperar antes – sal, pimenta e azeite. Refogue o alho na metade do azeite. Quando estiver já dourado, junte os camarões e deixe-os até adquirirem um tom rosado. Reserve.

Molho de mangas: Refogue a cebola na outra metade do azeite. Salpique sal pra que ela murche, e quando estiverem já douradas, acrescente as mangas picadas. Dê uma ligeira refogada e acrescente a água. Jogue as folhas de louro, tempere com o sal, pimenta e noz moscada a gosto. Adicione o gengibre picado, tampe a panela, e deixe cozinhar em fogo baixo. (pode acrescentar cravo e canela).

Opções: quando a manga já estiver desmanchando bater este conteúdo no liquidificador (sem as folhas de louro) ou servir o molho com os pedacinhos de manga.
Juntar os camarões refogados no alho ao molho de mangas, dar mais uma fervida, corrigir os temperos, salpicar o coentro por cima e servir com arroz branco.


Postado por: Lilica

Um comentário: