segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

RISOTO DE LAGOSTIM

Esta receita é simples e fica muito boa. Eu quase fiz com camarão, mas, quando fui comprar encontrei lagostim com um preço bom, R$ 25,00 o quilo numa peixaria aqui em São Francisco do Sul, na reta do Iperoba (PEIXARIA DO PEDRINHO).

Pela primeira vez, aqui no blog, vou colocar todos os passos do preparo para vocês entenderem bem como é feito. Porém, se tiverem alguma dúvida na hora de fazer é só perguntar.

Ingredientes
* 1xícara de arroz arbóreo
* 1 kg de lagostim com casca
* 1 cebola grande picada em cubinhos
* 2 dentes de alho picados em cubinhos
* 1 tomate grande picado em cubinhos
* 3 pimentas dedo de moça sem a semente picadas em cubinhos
* 1 litro de caldo de lagostim
* 1 xícara de alho poró picado
* 2 folhas de louro
* 1/2 copo de vinho branco
* 1 xícara de queijo parmesão ralado
* 2 colheres de sopa de manteiga
* Salsinha + cebolinha + queijo para polvilhar no prato
* Sal e pimenta do reino a gosto.
* 1 limão

Modo de fazer

Vou colocar o modo de fazer embaixo de cada foto.
Essa receita serve bem 2 pessoas.

Primeiramente, descasque os lagostins e separe a casca numa panela com o louro, o alho poró e um pouco de pimenta.

 
Acrescente 1 litro de água e deixe cozinhar por uns 30 min aproximadamente. Não coloque sal. Quando começar o preparo do risoto deixar esse caldo fervendo em fogo baixo.
Se o caldo reduzir muito acrescente mais água e deixe ferver.

Tempere a carne do lagostim com raspas de limão, sal, pimenta e um fio de azeite de oliva. Deixe na geladeira por 30min para temperar.

Depois que a lagostim estiver temperada, comece a salteá-las. Saltear é dar uma leve fritada, cuide para não fritarem muito e ficarem duras. Reserve.

Frite a cebola em outra panela até ficar transparente, depois acrescente a pimenta dedo de moça e o alho. Deixe fritar até ficar dourado.

Acrescente o arroz e deixe fritar mais um pouco, quando secar e começar a grudar no fundo da panela regue com o vinho branco.

Depois de secar o vinho e começar a grudar novamente acrescente o tomate.

Depois de secar novamente, comece a regar com o caldo. Coloque caldo até cobrir o arroz e deixe secar, quando secar coloque mais caldo e assim até o arroz ficar al dente.

Quando o arroz tiver quase al dente, coloque as lagostins salteadas e regue com o caldo pela última vez. 

Assim que o arroz tiver al dente e o caldo secar, jogue o queijo ralado, a manteiga, os temperos verdes, acerte o sal e a pimenta e tampe a panela para deixar repousar por 10 min.

DICA: Eu gosto de comprar o queijo parmesão em pedaços e ralar em casa. As receitas ficam muito mais saborosas! A lagostim pode ser substituida por camarões, lulas, frango ou carne. Se sobrar caldo congele e use em outra receita.
BOM APETITE

Postado por: Lilica

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TALHARIM A CARBONARA

Sempre tive vontade de postar uma receita "A Carbonara". Muitas pessoas já me perguntaram como eu faço o tal molho carbonara... Me diziam: "é muito difícil..." - "qual o segredo?" - "os ovos ficam crus?" e por aí vai...
Então, depois que participei da aula show com o Chef Alex Atala, conferi que o meu jeito de fazer não é tão diferente do dele... Vou postar a receita que inventei a partir da que eu já fazia e da aula que tive com ele, é uma mistura das duas e particularmente fica muito gostosa!

Foto do meu carbonara

Receita para 2 pessoas:

Ingredientes

* 3 ovos inteiros;
* 60g de parmesão para o molho;
* Parmesão a gosto para polvilhar o prato no final;
* 300g de creme de leite fresco;
* 2 dentes de alho;
* 100g de bacon;
* Salsinha e cebolinha a gosto;
* Sal e pimenta a gosto;
* 300g de talharim de sêmola grano duro;

Modo de fazer

Em um bowl ou tigela, misture os ovos e bata até ficarem mais claros, acrescente o creme de leite e 60g de queijo parmesão. Reserve na geladeira.
Corte o bacon e o alho em cubos pequenos. Frite o bacon e quando estiver quase crocante coloque o alho para fritar um pouco. O alho frita bem mais rápido que o bacon, por isso não se deve colocar os dois juntos na mesma hora. Retire a gordura e misture com os ovos que estão na geladeira e reserve os cubinhos de bacon com alho.
Cozinhe o talharim em água e sal. Escorra o macarrão e misture o creme com ovos e o bacon. Misture dentro da panela, em cima do fogão ligado em fogo baixo. É nessa hora que podemos perder o ponto e dar errado. Cuidado para não ficar mais que 30 segundos a 1 min. em cima do fogo.
Depois é só misturar os temperos verdes, pimenta e sal se houver necessidade. O bacon e o queijo já são salgados, cuidado para não exagerar...
Não é fácil acertar o ponto, por isso qualquer dúvida que vocês tiverem é só me perguntar.
Uma dica importante que o Chef Alex Atala deu foi que sempre devemos usar o creme de leite fresco, é mais gostoso e mais difícil dar errado.
O alho é uma opção, na receita do Alex Atala não tinha, eu acrescentei e aprovei!


Foto do carbonara do Alex Atala

Outra coisa que preciso contar: esse fettuccine ou talharim a carbonara que o Alex Atala fez não foi feito com massa. Ele cortou um palmito pupunha fresco em forma de macarrão, cozinhou e colocou o molho carbonara. Realmente o gosto é espetacular, não tenho palavras para explicar... essa receita com palmito eu ainda não testei, pois não tenho o instrumento que ele usou para cortar as tiras, mas foi fazer com certeza.

Postado por: Lilica

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CANUDINHOS DE DOCE DE LEITE

Fonte: Ig comida
Achei o máximo esses canudinhos que a lilian me encaminhou por e-mail... Super simples de fazer e muito legal...
Ela encontrou no site IG COMIDA.
Vou passar a receita para vocês:

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 ovo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de gordura vegetal
1 colher (sopa) de margarina
Óleo o suficiente
2 xícaras (chá) de doce de leite
 

Modo de Preparo:

Misture em uma tigela a farinha de trigo, o leite, o ovo, o fermento, a gordura vegetal e a margarina até que fique homogêneo. Deixe descansar por 15 minutos. Abra a massa como o auxílio de um rolo. Corte-a em tiras e modele os canudos com forminhas em formato de cone. Frite os canudinhos no óleo quente e coloque-os sobre um papel absorvente. Recheie os canudinhos com o doce de leite.
Postado por: Kah!

MUDANÇA NA DATA DO DESAFIO 4

Bom, devido as chuvas que novamente assolaram algumas cidades do nosso estado no final de semana, não realizamos o DESAFIO 4. O acesso a São Francisco do Sul estava bem complicado. No sábado estava interditado, isso quer dizer: ninguém entrava nem saía da Ilha...
Hoje, o acesso ainda está complicado, por esse motivo não marcamos próxima data para realização, porém tentaremos comprir com o nosso prazo que é relizar o DESAFIO 4 no mês de janeiro.
Assim que tivermos mais novidades postamos no blog para todos saberem... O cardápio, a decoração e os crafts já estão definidos e, na minha opinião, está tudo muito bom e bonito...

Postado por: Lilica

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

DICA DO FINAL DE SEMANA - FILME + PIPOCA + BOLINHO DE CHUVA

Como está chovendo muito, mas muuuuito e pelo jeito vai durar o final de semana, a dica Sabores e Sons é assistir um bom filme...rss... E claro que com filme e sem muita coisa para fazer sempre beliscamos alguma comidinha.
Eu lembro que nas tardes de chuva, quando era menor, sempre tinha vontade de comer bolinhos de chuva ou pipoca, duas coisas fáceis de fazer e muito gostosas...
Eu nunca segui uma receita para fazer os bolinhos de chuva... ia fazendo "de olho". Lembro que misturava 2 ovos, 2 colheres de manteiga, 1 xícara de leite, 1 colher de sopa de fermento químico, 1 xícara de açúcar e trigo. O trigo não tem medida, eu vou acrescentendo até ficar mais grosso. Depois frite em óleo quente e polvilhe no açúcar e canela...Hummm ficam deliciosos e essa receita rende uns 30 bolinhos...
A pipoca é mais fácil ainda... acho que não preciso colocar aqui a receita...rss

BOM FINAL DE SEMANA
SE O SOL RESOLVER SAIR VAMOS CORRENDO PRA PRAIA...


Imagem panelinha

Imagem Sabores e sons

Postado por: Lilica

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

DECORAÇÃO DESAFIO 4

Inspiração para a decoração do Desafio 4.
Vamos utilizar as bandeiras da Alemanha e Itália como tema da mesa do café colonial.
A cor vermelha está presente nas duas bandeiras e será a cor predominante na decoração dos pratos, da mesa e dos crafts...

Postado por: SABORES E SONS

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

IDÉIAS PARA REFRESCAR O VERÃO

Os dias de verão são realmente muuuuuuito quentes. Com esse calor imenso é comum nos desidratarmos... Devemos beber muito líquido, água, sucos, chás... Tudo isso muito gelado.
Para inovarmos na hora de servir essas bebidas geladas seguem algumas fotos com idéias criativas e simples...

 Gelo com flores, esses gelos podem ser feitos com folhas de hortelã, com pedacinhos de limão ou laranja. É super simples de preparar: na hora que colocamos a água nas forminhas acrescenta-se as flores, hortelã ou limão. O efeito na decoração ou no copo é lindo!
 Outra coisa que refresca bastante no verão é a melancia. Aqui foram feitos quadradinhos com um creme para comermos com a mão. Interessante e bonito!
 Chá gelado com limão ou simplesmente água com umas gotinhas de limão também é super refrescante...
Essa idéia eu achei muito legal, são vidros de conserva transformados em copinhos de suco...


Postado por: Lilica

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

DICA DE PRODUTO

Para quem gosta de experimentar coisas novas, vou dar uma excelente dica...
A Marithimu´s Frutos do Mar  empresa formada por 3 bacharéis de biotecnologia  da UNIVALI dispoem de uma série de frutos do mar defumados que são MARAVILHOSOS!.... existem várias receitas no site, entretanto minha dica é COMER PURO e ultilizar o azeite que resta para várias preparações onde queremos aromatizar simplesmente.

Outra dica: se for comer puro, deixe gelar bem.... é muito melhor comê-los bem geladinho!


O de salmão é muito bom!... Comemos a primeira vez mês passado, mas achamos espetacular.













 O marisco defumado também é excelente. Amo marisco sou suspeita, mas acho que sua textura e sabor são muito particulares, fazendo com que algumas pessoas talvez não simpatizem tanto. 










Polvo para mim é o MELHOR DE TODOS... consistência perfeita, sabor maravilhoso, leve... tudo de bom! Impossível não gostar...







O de truta ainda não comi, dei para meu sogro numa cesta de natal e ele falou que devorou sozinho em 5 min. achou fantástico....








Nem é preciso falar muito né.... delicioso e com uma consistência bem diferente que a da ostra crua (para aqueles que não gostam dela por ser gosmenta) 









Sério.... é muito bom e vale a pena... para saber onde comprar acesse o site da Marithimu's que lá mostra todos os locais... qualquer coisa fala comigo que eu mando! hehehehe

Uma boa semana a todos!

Postado por: Kah!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

DICA DO FINAL DE SEMANA - LER UM BOM LIVRO

A dica desse final de semana não é sobre sabores ou sons...
Como estamos no alto do verão a dica é ler um bom livro...
Se você está na praia ou em casa tire um tempinho para ler. Coloque uma rede num lugar fresquinho ou vá para a praia e curta uma boa leitura, eu adoro fazer isso... reciclar minha mente!!!!

Para quem não tem idéia do que ler, vou passar uma lista de livros que já li e gostei muito:
- Sua Resposta Vale Um Bilhão - Vikas Swarup
- Feras de Lugar Nenhum - Uzodinma Iweala
- Capitães da Areia - Jorge Amado
- Julie & Julia - Julie Powell
- As travessuras da Menina Má - Mario Vargas Llosa
- The Sartorialist - Scott Schuman (esse não é um livro para leitura, Scott Schuman é um fotógrafo que tira fotos de moda de rua. As fotografias são lindas, vale a pena olhar... ele mostra uma moda diferente encontrada nas ruas do mundo - Paris, Londres, Nova Iorque, Tóquio, Brasil... são pessoas muito estilosas provando que podemos inovar na hora de nos vestirmos... Quem não quiser comprar o livro, Scott Schuman tem um blog: http://www.thesartorialist.blogspot.com/)



BOA LEITURA!

Postado por: Lilica

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

BATATAS GRATINADAS COM PROVOLONE

Essa receita aprendi com minha cunhada, Karla Zimmermann. Eu não fiz exatamente como ela me ensinou... alterei um pouco a receita, porém ficou tão bom quanto a dela...
É uma receita simples e muuuuito gostosa. Obrigada cunhadinha...

Ingredientes
* 5 batatas médias
* 500g de bacon
* 1 vidro de requeijão
* 2 colheres de sopa de trigo
* 300g de queijo provolone
* 500ml de leite
* salsinha e cebolinha a gosto
* sal e pimenta a gosto
* 1 colher de sopa de manteiga
* 1/2 cebola média picada

Modo de fazer
Cozinhar as batatas descascadas e cortadas em pedaços médios, colocar um pouco de sal no cozimento. Cozinhar até ficar quase mole... não deixar cozinhar demais. Reservar.
Fritar a cebola na manteiga, quando estiver transparente colocar o trigo, fritar um pouco e acrescentar o leite, mexer até engrossar. Desligar o fogo e acrescentar o requeijão, os temperos verdes, sal e pimenta. Reservar.
Fritar o bacon. Colocar as batatas num refratário, jogar o bacon por cima, colocar o molho branco  com requeijão e no final colocar o provolone. Levar ao forno 200º por 10 minutos.
Agora é só degustar. Essa receita serve 3 pessoas sem acompanhamentos. Se tiver acompanhamentos, como saladas, arroz... serve mais pessoas.


Postado por: Lilica

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE BLUMENAU



Blumenau aproveita a festa de verão, Sommerfest, para realizar seu Festival Gastronômico, que acontece de 4 de janeiro a 8 de fevereiro.
O Festival reúne os melhores restaurantes da cidade. Cada um apresenta um prato exclusivo para o evento de acordo com sua especialidade.

O festival também oferece oficinas para os que quiserem aprender elaborar pratos que serão servidos durante todo o período.

Confira as receitas e tudo que está acontecendo no festival através do site

http://gastronomiablumenau.com.br/

Postado por: Sabores e Sons

COMO ESTERILIZAR VIDROS DE CONSERVA?


Sempre ficava em dúvida quando ia esterilizar meus vidros de conserva...
Pois bem... deixo aqui uma dica de como ter certeza que suas conservas estão realmente esterilizadas...

Lavagem prévia
Antes de mais nada, lave muito bem o vidro e a tampa. Se for reaproveitar embalagens, retire o rótulo (se precisar, deixe de molho em água quente para que a cola amoleça). Marcas de lote e validade diretamente no vidro saem facilmente com o lado áspero da bucha.
Verifique o estado da tampa: se for de metal, certifique-se de que não há pontos de ferrugem. Se houver borracha de vedação, confira se está em bom estado – se estiver rachada ou desmanchando, é melhor tirá-la fora de uma vez.

Enxágüe bem o vidro e a tampa para eliminar qualquer resquício de detergente.
Esterilizando no fogão
O vidro: no fundo de uma panela, coloque um pano limpo dobrado. Sobre o pano, apóie o vidro (ou os vidros, se a panela for grande o suficiente). Encha com água – o vidro também deve ser preenchido, e deve permanecer aberto. A panela precisa ser alta o suficiente para que a água cubra todo o vidro. Leve a panela ao fogo alto. Espere ferver e marque 20 minutos.
A tampa: se for de metal, a tampa pode ser levada ao fogo junto com o vidro. Se for de plástico, coloque-a na água fervente apenas durante os últimos 5 minutos.
Espere a água da panela esfriar um pouco antes de tentar retirar o vidro, a não ser que sua cozinha seja equipada a ponto de ter pinças próprias para retirá-lo.
Esterilizando no forno
O vidro: se você não tiver uma panela grande o bastante para comportar o recipiente da futura conserva, pré-aqueça seu forno em temperatura alta, coloque o vidro dentro de uma assadeira e leve ao forno por 20 minutos.
A tampa: tampas de plástico ou com vedação de borracha correm o risco de derreter no forno. Esterilize-as usando uma panela de água fervente. Tampas de plástico ficam na fervura por 5 minutos; tampas de metal, por 20 minutos.

Dicas
* O vidro e a tampa devem secar ao natural, para evitar os fiapos do pano de prato.

* Não apóie o vidro quente diretamente sobre uma superfície fria, pois ele pode trincar.

* Algumas conservas só podem ser montadas após o vidro esfriar. Tenha paciência e siga corretamente as indicações de preparo, para não comprometer o resultado

Fonte: 
http://diadefolga.com/esterilizando-vidros-para-conservas/

Postado por: Kah!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CAMARÃO AO MOLHO DE PISTACHE GRATINADO

Ano passado eu e a Lilian participamos da semana gastronômica de Porto Belo, que estava espetacular.
Em um dos cursos que fizemos havia um workshop "festival de camarão" onde aprendemos vários pratos deliciosos com camarão!
Dentre todos os pratos, este de camarão com pistache, para nós foi o melhor. Semana passada fiz ele para meu marido, que por sua vez AMOU o prato!


Prato a nós servido na semana gastronômica de Porto Belo 


Ingredientes
* 1 kg de camarão limpo, temperado e branqueado ( explico no modo de preparo como branquear o camarão)
Pistache
* 2 dentes de alho picados
* 2 cebolas picadas 
* 200g de pistache sem casca
* 3 xícaras de creme de leite fresco. "Nata"
* 2 xícara de arroz
* Q.b mussarela de bufala
* Q.b Azeite de Oliva
* Q.b manteiga
* Q.b manjericão
* Q.b Sal e Pimenta
* Q.b raspas de limão


Molho e os Camarões
1 - Limpe o camarão e tempere com azeite de oliva, raspas de limão, pimenta e sal. Deixe marinar por aproximadamente 10 min.
2 - Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite de oliva e de uma rápida salteada no camarão para que ele sele e conserve seu líquido interno com os temperos. Este procedimento tem de ser bem rápido. É só para selar não para fritá-lo. Reserve
3 - Coloque 1 cebola e 1 dente de alho no processador e bata até ficar uma pasta.
4 - Refogue esta pasta de cebola e alho com 1 colher de manteiga.
5 - Adicione os camarões e refogue-os até adquirirem uma coloração rosada. Desligue o fogo e reserve
6 - No liquidificador ou no processador, coloque as pistaches, o creme de leite fresco, uma pitada de sal e uma colherzinha de azeite de oliva. Bata bem e reserve.
7 - Em outra frigideira, coloque o restante da cebola e do alho e refogue com azeite de oliva.
8 - Em fogo baixo, adicione o molho com as pistaches e o camarão e aqueça rapidamente só para incorporar. Desligue o fogo


Arroz básico, só para acompanhar o camarão com molho
1 - Lave bem o arroz
2 - Frite o arroz com 2 colheres de óleo
3 - Adicione 4 xícaras de água quente e 1 colher de chá de sal. (o sal fica a critério de cada gosto)
4 - Cozinhe em fogo médio, sem mexer e deixando a tampa da panela um pouco aberta. 
5 - Cozinhe até a água secar completamente


Montagem do gratinado
1 - Pré aqueça o forno a 180 graus
2 - Em um refratário disponha nesta ordem: Arroz embaixo, camarão com o molho de pistache, mussarela de bufala, folhas de manjericão.
3 - Leve ao forno em 180 graus até gratinar.


Sirva!!!


Parece um pouquinho trabalhoso, mas é bem tranqüilo de fazer...! Ele só tem alguns passos separados, mas que dá para fazer juntamente com outros... 
Uma ótima semana a todos!


Postado por: kah!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

DICA DO FINAL DE SEMANA - OUVIR JAZZ

Neste final de semana a equipe Sabores e Sons estará em Florianópolis para curtir o show da cantora Amy Winehouse. A apresentação acontecerá no Stage Music Park e faz parte do Festival Summer Soul 2011. Além da Amy o festival conta com a presença da cantora e compositora norte-americana Janelle Monáe e o cantor, compositor, DJ e multi-instrumentista Mayer Hawthorne - também norte-americano.

Bom, para quem não garantiu o seu ingresso ou simplesmente não curte o som desse pessoal a dica é visitar Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis.
Santo Antônio foi uma das primeiras vilas fundadas por açorianos, ela é conhecida pelas sua arquitetura, sua paisagem, mas principalmente, pela boa gastronomia. A pesca artesanal e o cultivo de mariscos e ostras atrai os turistas apreciadores da boa comida. Eu particularmente já visitei alguns restaurante lá e recomendo, a comida é muito gostosa e a vista da Baia Norte é indescritível.
Bom essa é a dica do final de semana, visitar um lugar lindo, comer uma boa comida e ouvir jazz... 


BOM FINAL DE SEMANA A TODOS!


Postado por: Lilica


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

GELÉIA DE PIMENTA COM MAÇA

Fiz uma geléia que ficou uma delícia...
Não sou muito fã de geléias, entretanto as geléias de gengibre, pimenta entre outras mais exóticas me encantam...
Sempre compro as geléias da Compania das Ervas. Quem quiser conferir os outros sabores deixo aqui é só clicar no link...
Entretanto quem quiser pegar aquelas pimentas dedo de moça que estão sobrando na horta... mãos a obra...


Ingredientes
* 10 pimentas dedo de moça (aprox. 35g)
* 55g de açúcar
* 35ml de água + 1 copo de água
* 2 canelas em pau - aprox. 4g
* Meia maçã picada em cubos

Modo de preparo:
1 - Lave as pimentas, abra-as e retire as sementes
2 - Pique bem as pimentas. Reserve 
3 - Leve ao fogo a maçã com meio copo da água e deixe aferventar por uns 5 minutos. 
4 - Coe a maçã e reserve o caldo. 
5 - Em uma panela faça uma calda com os 35ml de água e o açúcar
6 - Adicione na calda de açúcar a pimenta picada, a canela em pau e a maçã sem o caldo.
7 - Deixe ferver por uns 5 minutos e quando verificar que a calda esta engrossando jogue um pouco do caldo da maçã.
8 - Deixe reduzir até que ganhe consistência de geléia. Desligue o fogo e guarde em um recipiente devidamente esterilizado.




 Postado por: Kah!

TABELA DE MEDIDAS

Sei que várias receitas que nós postamos, acabamos colocando em gramas... 
Vou passar uma tabela de medidas com alguns alimentos, ela me auxilia muuuito e espero ajudar vocês tambem!


Fonte: TEICHMAN, Ione. Tecnologia Culinária. Caxias do Sul: EDUCS, 2000.

Postado por: Kah!

TORTA ALEMÃ



Adoro aquele blog they draw and cook.... gastronomia tem tudo a ver com arte... com criatividade! 
Acho isso fantástico....!
Por isso resolvi colocar um post de imagem de uma receita...
Para abrir o nosso desafio de Janeiro, posto aqui a receita da deliciosa Torta Alemã versão brasileira...

Os ingredientes estão na imagem acima...

Modo de Preparo:

Creme:
1 - Retire o soro das latas de creme de leite e reserve o soro para a montagem da torta.
2 - Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar por no mínimo 5 minutos, até formar um creme homogêneo
3 - Adicione as gemas a batedeira e bata até formar um creme liso e fofo.
4 - Desligue a batedeira e com o auxílio de um pão duro ou fouet, incorpore o creme de leite ao creme. Reserve

Ganache:
1 - Derreta o chocolate amargo em banho maria. Retire do fogo.
2 - Acrescente o creme de leite em temperatura ambiente e misture até formar um creme liso e brilhante. Reserve

Montagem:
1 - Em um refratário monte camadas de creme e biscoito molhado no soro do creme de leite que foi reservado na 1 etapa do creme.
2 - Inicie com o creme e finalize a última camada com o creme
3 - Cubra a torta com o ganache e leve para geladeira para gelar. (tem pessoas que preferem colocar no congelador... fica bem mais duro, mas fica uma delícia para comer... ). 
SIRVA ELE GELADO!

Postado por: Kah! 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

4º DESAFIO - VALE DO ITAJAÍ


O Vale do Itajaí, como as outras regiões de Santa Catarina, foi colonizado por Europeus. Na maioria foram imigrantes vindos da Itália e Alemanha. Esses imigrantes trouxeram seus costumes para o Brasil, porém muitos viram a impossibilidade de manterem certas culturas. Nesse contexto, tiveram que se adaptar as mudanças de clima, de terra e de recursos. Mudaram a forma de plantar, cultivar e preparar os alimentos.

Por exemplo, na Europa cultivavam trigo para produzir a farinha e quando chegaram aqui tiveram que substituir por farinha de mandioca e farinha de milho, pois o solo não era apropriado para o trigo. A batata também foi um alimento trazido pelos alemães, e esse é tão forte até os dias atuais que é comum ouvirmos na região o termo "Alemão Batata".

Entre todos os pratos alemães e italianos que conhecemos nesta região a Equipe Sabores e Sons escolheu para o 4º desafio, transformar em finger food o café colonial. Vamos utilizar alimentos tradicionais como as bolachas de natal, a cuca de banana, o pão caseiro, as geléias ou muss de frutas, torta alemã, entre outros...
Bom, essa é uma prévia da nossa proposta para o 4º desafio, mais detalhes somente depois de colocar a mão na massa e efetivamente fazermos todos os pratos...

Postado por: SABORES E SONS