segunda-feira, 4 de outubro de 2010

RISOTO DE LOMBO E SÁLVIA


Ganhei da minha mãe um canteiro de temperos, pois moro em apartamento e não tenho espaço para hortas na terra... Nesse canteiro está plantado salsa, cebolinha, manjericão, manjerona, alecrim, orégano e sálvia. Já tinha experimentado receitas com todos os temperos menos a sálvia. Simplesmente não vinha nenhuma idéia de receita na cabeça, porém semana passada resolvi fazer um risoto com alguns ingredientes que eu tinha na geladeira e misturar a tal sálvia. Como eu estava muito ocupada aquele dia e não tinha tempo para me dedicar com um risoto muito demorado, resolvi fazer de uma maneira mais rápida e confesso que ficou muito boa. Deixei o arroz de molho 12h em água fria.
Receita para duas pessoas.


Ingredientes


1 xic de arroz integral
1 xic de lombo defumado cortado em tiras finas ou cubinhos
1 abobrinha verde pequena cortada em cubos
1 xic de sálvia fresca.
1 cebola média picada em cubinhos
1 colher de sobremesa de orégano desidratado
1/2 xic de vinho tinto seco
1/2 litro de caldo de galinha
manteiga
pimenta
sal


Modo de fazer


Deixar o arroz de molho 12h em água fria depois escorrer a água e reservar. Fritar a cebola e acrescentar o arroz sem a água, regar com o vinho e quando secar começar a regar com o caldo até o arroz ficar al dente.
Numa frigideira colocar um pouco de óleo e fritar o lombo em tiras ou cubinhos, quando tiver crocante colocar a abobrinha e o orégano, deixar cozinhar 5 min para a abobrinha amolecer.
Quando o arroz estiver al dente misturar o lombo com a abobrinha, acrescentar a sálvia, a manteiga, pimenta e sal se houver necessidade pois o lombo já é bem salgado.
Deixar tampado por 10 min e servir. Pode salpicar queijo parmesão na hora de servir.

Eu fiz a receita em 30 min. Achei uma beleza pois além de ser rápido e prático, gastei pouco gás, ajudando assim o meio ambiente.

Realmente vou utilizar a sálvia em mais receitas, pois ficou muito boa mesmo, adorei!


BOM APETITE!

Postado por: Lilica

2 comentários:

  1. Cade a foto?
    Parece maravilhoso!
    Uma boa dica de como utilizar a Sálvia.

    ResponderExcluir
  2. A foto ficou desfocada!
    Tenho que fazer denovo a receita e tirar mais uma foto...

    ResponderExcluir