sábado, 13 de novembro de 2010

PASTA DE GRÃO DE BICO (HOMUS)

Esta receita é uma experiência verde que tentei fazer e deu certo. Receita verde porque reduzi o tempo de cozimento do grão de bico de duas horas para 25 minutos, gastando bem menos gás.
A receita ficou muito boa, recebi muitos elogios (elogio de marido conta?). O sabor ficou melhor que o esperado. Para reduzir o tempo de cozimento coloquei bicarbonato de sódio na receita. Fiquei preocupada com uma possível alteração no gosto da pasta com o bicarbonato, porém isso não aconteceu.
Eu recomendo servir a pasta com pão integral, italiano ou torradas.


Ingredientes
*1 xícara de grão de bico
*1 xícara da água do cozimento
*1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)
*suco de 1 limão
*1 dente de alho picado
*2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
*Q.b. de sal
*Q.b. de azeite de oliva


Modo de fazer
Deixar o grão de bico em molho com água fria e 1 colher de chá do bicarbonato de sódio durante 12 horas.
Após as 12 horas escorrer a água e colocar em água limpa para cozinhar com mais 1 colher de bicarbonato de sódio. Deixar cozinhar por 25 minutos contados a partir do início da fervura. Depois que cozinhar escorrer a água e reservar 1 xícara desta água para colocar na pasta depois. Os grãos deixar esfriar e colocar no liquidificador com o alho picado, tahine, limão, bater todos juntos e acrescentar aos poucos a água do grão de bico até virar uma pasta. Depois que virou uma pasta temperar com sal e azeite a gosto.
Dica: colocar cebolinha verde picada e pimenta tabasco. Eu coloquei e foi aprovado.

A próxima etapa é fazer um caldo de grão de bico cozido com o bicarbonato para ver se não altera o gosto e fica tão bom quanto a pasta!

Postado por: Lilica

Nenhum comentário:

Postar um comentário