quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TALHARIM A CARBONARA

Sempre tive vontade de postar uma receita "A Carbonara". Muitas pessoas já me perguntaram como eu faço o tal molho carbonara... Me diziam: "é muito difícil..." - "qual o segredo?" - "os ovos ficam crus?" e por aí vai...
Então, depois que participei da aula show com o Chef Alex Atala, conferi que o meu jeito de fazer não é tão diferente do dele... Vou postar a receita que inventei a partir da que eu já fazia e da aula que tive com ele, é uma mistura das duas e particularmente fica muito gostosa!

Foto do meu carbonara

Receita para 2 pessoas:

Ingredientes

* 3 ovos inteiros;
* 60g de parmesão para o molho;
* Parmesão a gosto para polvilhar o prato no final;
* 300g de creme de leite fresco;
* 2 dentes de alho;
* 100g de bacon;
* Salsinha e cebolinha a gosto;
* Sal e pimenta a gosto;
* 300g de talharim de sêmola grano duro;

Modo de fazer

Em um bowl ou tigela, misture os ovos e bata até ficarem mais claros, acrescente o creme de leite e 60g de queijo parmesão. Reserve na geladeira.
Corte o bacon e o alho em cubos pequenos. Frite o bacon e quando estiver quase crocante coloque o alho para fritar um pouco. O alho frita bem mais rápido que o bacon, por isso não se deve colocar os dois juntos na mesma hora. Retire a gordura e misture com os ovos que estão na geladeira e reserve os cubinhos de bacon com alho.
Cozinhe o talharim em água e sal. Escorra o macarrão e misture o creme com ovos e o bacon. Misture dentro da panela, em cima do fogão ligado em fogo baixo. É nessa hora que podemos perder o ponto e dar errado. Cuidado para não ficar mais que 30 segundos a 1 min. em cima do fogo.
Depois é só misturar os temperos verdes, pimenta e sal se houver necessidade. O bacon e o queijo já são salgados, cuidado para não exagerar...
Não é fácil acertar o ponto, por isso qualquer dúvida que vocês tiverem é só me perguntar.
Uma dica importante que o Chef Alex Atala deu foi que sempre devemos usar o creme de leite fresco, é mais gostoso e mais difícil dar errado.
O alho é uma opção, na receita do Alex Atala não tinha, eu acrescentei e aprovei!


Foto do carbonara do Alex Atala

Outra coisa que preciso contar: esse fettuccine ou talharim a carbonara que o Alex Atala fez não foi feito com massa. Ele cortou um palmito pupunha fresco em forma de macarrão, cozinhou e colocou o molho carbonara. Realmente o gosto é espetacular, não tenho palavras para explicar... essa receita com palmito eu ainda não testei, pois não tenho o instrumento que ele usou para cortar as tiras, mas foi fazer com certeza.

Postado por: Lilica

Nenhum comentário:

Postar um comentário