segunda-feira, 29 de novembro de 2010

2º DESAFIO - Parte II - REGIÃO DE FLORIANÓPOLIS

O "Peixe Escalado" nada mais é que um peixe de sol. "Escalar" segundo o dicionário quer dizer: estripar o peixe, salgá-lo e secá-lo. Em Florianópolis geralmente é escalada a tainha, mas não é regra, outros peixes também podem ser escalados. O peixe é cortado em sentido longitudinal, depois é salgado com sal grosso e colocado no sol para secar. Depois de algumas horas no sol ele já está pronto para consumo.

Um dos pescadores com quem conversamos, nos falou que "um bom peixe escalado, tem de ser escalado no mar.... tem de ser limpo e exposto ao sol no próprio barco. Além de acelerar o processo da secagem do peixe,  em alto mar não há poeira nem outras partículas que podem influenciar em seu sabor final."

O 2º desafio foi dividido em parte I e II.
A parte I - Ostras - já foi postado e foi um sucesso.
A parte II - Peixe Escalado - fizemos no final de semana passado e como prometido até dia 30 está postado. Aprendemos muito com esse desafio, pois além de nunca termos preparado o peixe, nunca tínhamos provado ele.
Nós compramos o peixe já escalado e a partir daí transformamos em 4 pratos finger food que foram servidos na seguinte ordem:

* Ceviche de peixe

* Batata gratinada com patê de queijo e peixe

* Pirão d'água com peixe

* Rolinhos de abobrinha recheada com peixe


A batata e os rolinhos de abobrinha foram aprovados, ficaram muito bons, segundo os degustadores e a Equipe Sabores e Sons. O Ceviche e o Pirão não foram aprovados totalmente. Teremos que modificar alguns temperos e acrescentar outros. O Ceviche ficou muito forte, o que já era de se esperar, ele recebeu dois processos de cocção (1º o sal e o sol e depois o limão). O pirão ficou muito apimentado e com uma consistência não muito boa...

Bom, a proposta do desafio é essa mesmo, inventar receitas novas com ingredientes que nunca foram misturados e esperar o resultado.
Entretanto podemos dizer que para nossa equipe ele foi um sucesso!.... Aprendemos muitas coisas, falamos com diversos pescadores e pessoas estudiosas na gastronomia de Florianópolis!
Como sempre queremos agradecer os degustadores, que estão correndo o risco de comer algo que não agrade, mas sempre nos elogiam... Muito Obrigada!

Esse desafio foi harmonizado somente com cerveja, e combinou muito bem, pois todos os pratos ficaram fortes e salgados.
Já que a dica do final de semana era escutar Beatles e o desafio foi no final de semana, a dica de som continua sendo: The Beatles!

Aguardamos todos no próximo.
Postado por: Sabores e Sons

2 comentários:

  1. onde te abobrinhas tem delicias! rs!
    hum nuca provei elas com peixe! deve ser delicia! abobrinha vai com tudo....
    um bj doce
    Roberta
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta!
    Ficou muito bom com peixe...Segundo um dos degustadores ficou o melhor de todos...rss
    Abobrinha vai bem com tudo mesmo.
    Um doce beijos pra vc também!

    ResponderExcluir