quinta-feira, 16 de junho de 2011

TUTU DE FEIJÃO

Faz um bom tempo que venho me enrrolando para fazer essa receita. Hoje, acordei, aquele friozinho, aí pensei: "O dia está perfeito para fezer Tutu de Feijão"... Bem mineiro! Na hora que servi, lembramos na mesa das viagens a Minas Gerais, uma delícia relembrar bons momentos provando bons sabores.
Por falar em Minas Gerais, ô lugarzinho que se come bem!

Essa receita serviu 4 pessoas com acompanhamento.

Ingredientes
3 xícaras de chá de feijão preto
200g de calabresa defumada
200g de bacon
1 cebola grande
4 dentes de alho
2 ovos cozidos
Q.B de farinha de mandioca
Q.B de sal
Q.B de cebolinha verde
Q.B de molho de pimenta (eu utilizei a Tabasco)

Modo de Fazer
Cozinhar o feijão em água e sal, colocar bem pouco sal. Eu recomendo deixar sem sal e acrescentar somente no final pois o bacon e a calabresa são bastante salgados. Depois de cozido, o feijão, bater no liquidificador com a mesma quantidade de água (3 xícaras de chá). Reservar.
Picar a cebola, o alho, o bacon e a calabresa. Levar para fritar primeiro o bacon e a calabresa, quando estiver dourado (tipo quase crocante) colocar a cebola e o alho, deixar fritar um pouco e acrescentar o feijão batido. Cozinhar por 10 minutos, acrescentar a pimenta, baixar o fogo e começar a acrescentar a farinha de mandioca aos poucos para não empelotar.
A dica aqui é pedir auxílio para um ajudante (eu tinha dois aqui em casa, apareceram com o cheiro...), enquanto um mexe o outro vai jogando a farinha bem devagar. A quantidade de farinha depende do gosto de cada um. Lembrando que quando tiramos essa mistura do fogo ela engrossa um pouco. Outra dica importante é preparar e servir na hora, bem quentinho. Mais uma dica: mexer com um fouet.
Bom, depois disso é só colocar num prato para servir, salpicar por cima as fatias de ovos cozidos, cebolinha verde e bacon se quiser.
Eu coloquei uns pedaços de bacon que fiz no microondas. É bem simples fazer: colocar papel toalha num prato, cortar o bacon em fatias bem finas, dispor em cima do papel e colocar outro papel por cima do bacon. Levar ao microondas por 4 minutos + ou - (depende do microondas e da quantidade de bacon). Fica bem sequinho, crocante, excelente em sanduiches.
Para acompanhar eu fiz arroz e couve. Nas fotos eu esqueci de colocar a couve, a fome era tanta que montei o prato, tirei a foto, desmontei o prato, sentei na mesa para comer e lembrei, A COUVE!!! PUTZ...rss

Postado por Lilica

Nenhum comentário:

Postar um comentário