quinta-feira, 30 de junho de 2011

SALADA DE GRÃO DE BICO

O inverno está aí firme e muito forte, porém não devemos deixar de comer saladas. Eu sei que não é tão refrescante quanto no verão, porém as saladas são gostosas e muito nutritivas. Optei em postar essa salada de grão de bico que não é tão leve como as de folhas, recomendo mesmo no inverno. Como acompanhamento sugiro um bife grelhado com shoyo e cebolas em rodelas + arroz integral. Também podemos servir como entrada, somente a salada disposta numa tigelinha.

Ingredientes
200g de grão de bico
1/2 pimentão amarelo picado a brunoise (para quem não sabe como cortar a brunoise, explicamos aqui no blog, é só clicar no post CORTE DE LEGUMES)
1/2 pimentão vermelho picado a brunoise
1/2 cebola picada a brunoise
10 tomatinhos cereja cortados ao meio
1 pepino japones picado a brunoise
salsa a gosto
1/2 xícara de azeite de oliva
1/2 xícara de azeite de oliva aromatizado com hortelã
1 limão
1 colher de café de bicarbonato de sódio
sal a gosto

Modo de Fazer
Deixar o grão de bico em água fria (em molho) com o bicarbonato de sódio por 12 horas. Retirar a água e levar o grão de bico para ferver durante 15 minutos ou até ficar al dente, colocar um pouco de sal no cozimento. Não precisa cozinhar na panela de pressão, o bicarbonato amolece o grão. Retirar do fogo, escorrer a água e deixar esfriar. Misturar ao grão (frio) os pimentões, a cebola, a salsa, os azeites, o limão e o sal. Deixar na geladeira curtindo durante 1 hora ou mais. Misturar o pepino e os tomates somente na hora de servir, ajustar o sal, se quiser, colocar pimenta.
Dica: o azeite aromatizado é simples de fazer, basta colocar um ramo ou folhas de hortelã dentro do frasco de azeite e deixar curtindo para pegar o sabor da erva durante uns 3 dias no mínimo. A hortelã pode ser substituída por outras ervas como alecrim, tomilho, manjericão.

Postado por: Lilica

Nenhum comentário:

Postar um comentário