quarta-feira, 23 de março de 2011

BATATAS LAMINADAS

Essa receita aprendi com o meu pai. Ele tem uma pasta de receitas que acha na internet. Inclusive tem uma receita do nosso blog lá (Risoto de Lombo com Sálvia), ele é leitor e praticante das nossas receitas.
Eu e meu pai fizemos essa receita hoje e ficou muito boa. É bem prática e acompanha um frango, ou peixe com saladas. As medidas que eu vou passar são para 4 pessoas.

Ingredientes
* 8 batatas médias (2 para cada pessoa)
* 2 colheres de sopa de manteiga
* 1 pacotinho de tempero pronto
* 300 ml de leite
* 150 gr de requeijão
* 1 colher sopa de farinha de trigo
* cebolinha

Modo de Fazer

Descasque as batatas e coloque num espeto de madeira (aqueles espetinhos de churrasco) , no sentido do comprimento, abaixo da metade. Corte as batatas em fatias até a faca encostar no espetinho. Coloque numa forma untada com um pouco de manteiga ou óleo. Cubra com papel alumínio e coloque em forno pré-aquecido para assar durante 30 min com temperatura de 300º.

Tirar as batatas do forno e verificar com um garfo se já estão moles e cozidas. Pincelar as batatas com a manteiga derretida e o tempero pronto. Eu usei um tempero para arroz, salada ou batatas. Se você não gosta de usar esses temperos prontos coloque apenas um pouco de sal na manteiga e pincele.


Coloque no forno novamente sem o papel alumínio e deixe dourar. Nesse momento, enquanto as batatas gratinam, faça o molho branco para regá-las depois de prontas. Modo de fazer o molho branco: frite a farinha em manteiga e acrescente o leite, não pare de mexer em fogo baixo até engrossar, quando estiver grosso misture o requeijão e a cebolinha, reserve.

Aqui em casa servimos com uma salada mista (2 tipos de alface, tomate italiano, palmito e gergelim) e peito de frango frito com cebola em rodelas.

Vou apresentar duas maneiras de servir no prato. A primeira é o meu prato e a segunda é o prato da minha mami...
PRIMEIRO PRATO (meu):

SEGUNDO PRATO (mami):
Postado por: Lilica

6 comentários:

  1. Nossa que delicia lilian....
    teu pai tambem é mestre cuca né!
    Beijos...
    poste aquele bife a milanesa dele que é tudooo de bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus do céu, estou com água na boca. Que delícia !!! Vou experimentar, com certeza ! Obrigada pela dica ! Beijinhos,

    ResponderExcluir
  3. Kah, meu pai também adora cozinhar. Vou postar o bife dele, vale a pena compartilhar, é muuuuito gostoso.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Isabela, que bom que você gostou da dica, é muito gostoso mesmo. Quando fizer conte-nos como ficou.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Nossa Lilian, parece delicioso, vou fazer com certeza.. Obrigada pela receita e agradeça seu pai também!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Muri, vou agradecer ao meu pai. Ele vai ficar todo orgulhoso...
    Quando você fizer me conte como ficou.
    Ah! não esqueci do teu franguinho com mel, pode deixar que quando eu fizer te aviso.
    Um beijo

    ResponderExcluir