terça-feira, 15 de março de 2011

PURÊ DE MANDIOCA COM LINGUIÇA

Mais uma receita de família. Essa eu aprendi com meu irmão e minha cunhada, o Luiz e a Karla. Eu provei e aprovei. É muito gostosa e bem fácil de fazer, seria mais fácil se não fosse pelo purê de mandioca, esse é um pouco chatinho de fazer, mas isso é só um detalhe. O resultado final compensa...

Ingredientes
*1 kg de mandioca (pode ser a branca ou amarela)
*1 linguiça defumada cortada em cubinhos
*1 cebola grande cortada em cubinhos bem pequenos
*300gr de requeijão
*Q.b de queijo ralado para gratinar. Eu usei a mussarela porque era o único queijo que tinha em casa, porém, fica bom com provolone ou parmesão.

Modo de Fazer
1- Cozinhar a mandioca em água e um pouco de sal até ficar bem mole.
2- Amassar a mandioca com um espremedor de batatas, aqueles para fazer purê de batata. Acreditem, quando vi meu irmão e minha cunhada fazendo sem o espremedor de batatas fiquei com pena, a mandioca é bem mais difícil de espremer com garfo que as batatas. Hoje antes de fazer a receita fui até a Milium e comprei um espremedor, facilitou demais minha vida. O espremedor fez toda diferença...

3- Misturar o requeijão e provar o sal. Não precisa estar muito salgado pois a linguiça tem bastante sal. Reservar

4- Fritar a linguiça com a cebola. Colocar somente um fio de azeite pois a linguiça solta um pouco de gordura. Para exemplificar à vocês eu coloquei uma foto da linguiça que é usada para fazer esse prato, como sabemos existem vários tipos de linguiça. Na foto a linguiça está cortada, isso porque eu só lembrei de tirar a foto depois que já tinha cortado, ficou meio estranho, eu tentei juntar as partes...rss.


5- Untar uma forma com um pouco de manteiga e colocar uma camada do purê (metade). Acrescentar a linguiça frita e depois colocar a outra metade do purê.

6- Salpicar com queijo e levar para gratinar em forno pré-aquecido a 250º. O tempo que vai ficar no forno depende da sua potência. No meu forno ficou 15min.

7- Essa receita serve muito bem 4 pessoas. Para acompanhar eu fiz uma salada mista com tomate, pepino japones e cebola em rodelas + alface cortada em tirinhas. Mistura tudo e tempera com limão, azeite de girassol ou oliva, pimenta e sal.
Pronto! Agora é só se deliciar...
Postado por: Lilica

Nenhum comentário:

Postar um comentário